24 de novembro de 2010
Se não for solipsista é o quê?
19 de novembro de 2010
Não entre! Cão bravo!
12 de novembro de 2010
Refletindo a liberdade de expressão
10 de novembro de 2010
A primeira mulher…
Até que ponto o fato de Dilma ser mulher é importante? Influenciou nos votos? Marco histórico pra igualdade de gêneros no país? Ou, como já tenho ouvido, não significa nada, pois o eleito foi Lula? Olhem esse videozinho da Folha:
6 de novembro de 2010
Racismo, xenofobia ou o quê?
Sobre o assunto, umas tuitadas de @willgomes:
- "Especialistas ouvidos pela Folha..." divergem sobre se os tweets de ódio a nordestinos são racismo. Razão: nordestino não é uma raça
- Mas não é porque raças não existem q o racismo também não existe. Foi o racismo quem inventou as raças . Cronologicamente, 1º veio o racismo
- Ué... e raça existe? A Folha não sabe, mas faz tempor que a genética provou que não existem raças de humanos. Quem tem raça é cachorro.
- O racismo é o ódio dirigido a outros grupos com base em traços físicos e origem. Para fins de discriminação, os traços/origem viraram raças.
5 de novembro de 2010
Combo severino
É interessante que, na cobertura internacional, o “caso Mayara Petruso” seja tratado enquanto uma questão de racismo. Como eu estava conversando com meu amigo Rodrigo Barreto, o rótulo “nordestino” vai bem mais além. É uma espécie de combo dos preconceitos: de uma vez só, vai contra pobres, imigrantes e quem quer que não seja “branco” (as aspas é porque estamos no Brasil).
Enquanto isso, a Folha deu capa pro assunto, apenas depois de alguma chancela oficial: a OAB-PE pedir pro MPF investigar. E com a esquisitíssima manchete “Ministério Público investiga se aluna foi racista na web”. Mais uma vez, apenas a questão do racismo. Honestamente, fiquei sem saber se a manchete se referia mesmo a esse caso.
3 de novembro de 2010
Judicialização e o Rodeio de Gordas
O boi de piranha e o tragicômico jornalismo da Folha
O escritório Paixoto e Cury Advogados, de São Paulo, demitiu a estagiária e estudante de direito Mayara Petruso.O que me incomoda nessa história não é que a responsabilizem legalmente pelo que ela fez. Muito pelo contrário. Acho justo e necessário. O que me incomoda é que, ao personalizarem o ocorrido, aquelas manifestações racistas deixem de ser tomadas como um grave problema social – este é um discurso bastante difundido – e passem a ser vistas como culpa de uma única pessoa.
A assssoria do escritório se nega a dizer quando e o motivo pelo qual a jovem foi demitida.
Esse é um blog xenófobo
Desculpa, mas o senhor falou comigo?
E é urgente também entender o alarme que o brasileiro deu aos políticos e governantes do país.
O brasileiro é religioso e dá muito valor a isso. É conservador e forma sua família por essa régua.
Talvez o problema da oposição seja exatamente esse: continua falando apenas pra quem veste sua farda. Depois o DEM não sabe porque anda perdendo votos aos montes.
2 de novembro de 2010
Mainardi na SaferNet
Atualizações sobre #nordeste ou #nordestisto
1 de novembro de 2010
Crônica apressada de almoço em São Paulo
Estamos entre o bairro da Aclimação e o da Liberdade. Sento pra almoçar numa mesa com seis lugares, vazia. Começo a comer seguindo a primeira dieta metódica que tento na vida: 1/4 do prato proteína, outro 1/4 carboidrato, e a metade restante, salada.
Chegam dois homens e uma mulher. Um mais gordinho e de óculos, que obviamente não segue minha dieta (nem minhas inclinações políticas, logo se verá), outro magro, todo penteado. A moça, loira, aquela cara de boa funcionária. Todos nos seus quarenta, devem trabalhar em alguma empresa ou hospital por aqui.
- Vou colocar na mesa do Zé Roberto um mapa da eleição. Da Bahia pra cima, Dilma. Esse é o Brasil que dá certo, ahá -diz o que não preenche a metade do prato com leguminosas.
Lula: culpado!
Ruy Fabiano é que está certo. Vejam só no que Lula transformou a sociedade brasileira, que antes de 2003 era um mar de compreensão, tolerância e respeito:
@jrbarbassaRubão!
Meu voto é seu. RT: @LuizaFearless Ainda vou me candidatar a presidente. E a primeira coisa que farei é jogar uma bomba no Nordeste. ADEUS!
@romariuk_Romário Dias