2 de novembro de 2010

Atualizações sobre #nordeste ou #nordestisto

A história que circula é de que as mensagens de preconceito no Twitter contra o Nordeste ganharam espaço a partir de uma mensagem de uma estudante de Direito paulista chamada Mayara Petruso. Ela teria criado a tag #nordestisto, que aparentemente é só um erro de digitação mesmo. Não sei como fizeram pra chegar até aí. O fato é que a sujeita já excluiu o tweet, mas não adiantou, porque capturaram a mensagem na tela (viva os nerds!). Ela pediu desculpas no orkut dizendo que não tem “problemas com essas pessoas” e que “errar é humano”. Aham.

Além do Correio do Povo (AL), linkado acima, li matérias no Diário de Pernambuco, em A Tarde (BA), no Correio da Bahia e no portal Terra. O primeiro afirma que o MP de Pernambuco já está fazendo algo a respeito, e a OAB-PE pode encaminhar pedido de investigação ao MPF no estado.

Enquanto isso, nada encontrei na Folha (edição escrita ou digital) nem no Estadão (digital). Me corrijam se estiver enganado. Fernando de Barros e Silva publicou hoje artigo chamando atenção para a particularidade eleitoral do NE, que significaria “o novo protagonismo e a autoestima de um pedaço do país que historicamente serviu de cartão postal das nossas piores iniquidades sociais”. Não mencionou que Dilma venceria mesmo se o país fosse CO, SE e S, como parecem sonhar alguns.

Agora no Twitter tem uma campanha pra responsabilizar as pessoas pelo SaferNet, que, se não me engano, encaminha as notificações de crime na internet pro MPF.

Serra até agora não disse necas no seu perfil, tuiteiro de marca maior que se diz. A @redemobiliza - da sua campanha - tuitou que lutará contra esse tipo de preconceito, que é absurdo atribuir a “culpa” (aspas deles) a uma região ou à “burrice de alguns” (aspas minhas), e que eles não poderiam ceder ao risco de cair na “estratégia de Lula de dividir o país” (minhas de novo). Enfim, tão tentando falar o mínimo possível do assunto e transformá-lo em trololó petista.

Continuo achando que, não se manifestando fortemente, ele estará ainda mais terminando a eleição abraçando o pensamento mais à direita do país. Se é que já não o fez sem volta.

Um comentário:

Paulo Bap disse...

O pior é que, na matéria de A Tarde, dá pra perceber, pela imagem publicada, que, até aquele momento, a frase "Nordestisto não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado" tinha sido retuitada por outras 49 pessoas, cúmplices. Te cuida aí, Lipe e demais amigos nordestinos. Passem longe do Tietê e do Pinheiros! No meio do caminho pode ter uma Petruso. Pode ter uma Petruso no meio do caminho.