6 de novembro de 2010

Racismo, xenofobia ou o quê?

Sobre o assunto, umas tuitadas de @willgomes:

- "Especialistas ouvidos pela Folha..." divergem sobre se os tweets de ódio a nordestinos são racismo. Razão: nordestino não é uma raça

- Mas não é porque raças não existem q o racismo também não existe. Foi o racismo quem inventou as raças . Cronologicamente, 1º veio o racismo

- Ué... e raça existe? A Folha não sabe, mas faz tempor que a genética provou que não existem raças de humanos. Quem tem raça é cachorro.

- O racismo é o ódio dirigido a outros grupos com base em traços físicos e origem. Para fins de discriminação, os traços/origem viraram raças.

 

- As "raças" q conhecemos - inclusive a "branca" - foram sendo inventadas a partir do sec. XVI, com a expansão colonial europeia. Não antes.

- O nordestino foi inventado nos anos 60, pelo IBGE. A "raça" nordestina foi inventada no Rio e SP, para designar/inferiorizar os imigrantes

- Prova disso é que não existem os correspondentes "sudestinos", "centroestinos" ou "sulistas".

- @lira2009 Pois é, meu velho. Não é uma luta entre regiões, mas uma forma de se odiar os de sempre: pobres, migrantes, vulneráveis.

- @_pedrofernandes xenofobia, na verdade, é o ódio contra estrangeiros. É mais um ódio contra migrantes-pobres. O de sempre, né?

E, na lei:

Lei 7.716 de 05/01/1989 que define os Crimes de Racismo, alteradas pelas Leis 8.081 de 21/09/1990; 9.459 de 15/05/1997 e 12.288/2010:
- Artigo 1º – Serão punidos, na forma desta lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
- Artigo 20 – Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Nenhum comentário: