10 de novembro de 2010

A primeira mulher…

Até que ponto o fato de Dilma ser mulher é importante? Influenciou nos votos? Marco histórico pra igualdade de gêneros no país? Ou, como já tenho ouvido, não significa nada, pois o eleito foi Lula? Olhem esse videozinho da Folha:

Me chamou a atenção que as duas senhoras falaram do fato de Dilma ser mulher. Lembrei também de minha vó. Ela era carlista convicta, nunca gostou de ideias de esquerda, mas disse que agora estava torcendo pela petista, principalmente pra ter uma mulher na presidência.

É claro que uma eleição dessas por si só não produzirá nada por mágica. Até porque tamos longe de ter uma realidade tolerável. Eis uns dados não tão recentes que tenho aqui:

Tabela - dados do IBGE (2006-2007)

H

M

Total da população

48,71%

51,29%

Pessoas com 12 ou mais anos de estudo ou que freqüentam      ensino superior

42,5%

57,5%

Média de horas trabalhadas por semana

43,6h

35,6h

Média de horas gastas com afazeres domésticos por semana

10h

24,8h

Rendimento médio mensal

R$ 1046

R$ 749

Pessoas em cargos de direção

6%

4,4%

Um comentário:

Pogre disse...

Quando é que Rodrigo vai tirar essa imagem dos caras fazendo festinha lá de cima? É impressão minha ou tem pelo menos 2 deles bebendo chá (gelado, mas ainda assim chá). É uma festa do chá isso?