21 de outubro de 2010

Inauguração

Então tá. Peço licença para apresentar o mais novo (e até onde sei, o primeiro) boi de piranha desse blog: eu mesmo. Inspirado em nossos debates por email, meu amigo Rodrigo fez um convite para contribuir nos debates aqui. Como nós normalmente discordamos de quase tudo quando o assunto é política, ele quer é alguém pra bater publicamente. Em parte por pura vaidade e em parte pelo prazer de debater com meu amigo, estou me submetendo a ser achincalhado.

Apesar disso, ou justamente por isso, acho que mereço o privilégio de alguns poréns antes de começar (embora já tenha começado sem saber que ia começar, pela malandragem de postarem um email meu aqui).

Primeiro, eu não sou comunista, nunca achei o comunismo (o de verdade) bonito, não concordo com o nome do blog ou suas cores. Segundo, nunca votei no PT, ao contrário, mas tento ser racional nas minhas opiniões políticas. Terceiro, não tenho nenhum tipo de filiação ou vinculação partidária, tenho algumas poucas simpatias no mundo político, mas por ordem puramente ideológica, nenhum interesse pessoal direto. Quarto, não me considero uma pessoa politizada, nem acompanho de perto o mundo político, leio as coisas que me chamam à atenção sem nenhuma sistemática e acho que sou precipitado em formar minhas próprias opiniões, mas formo ainda assim, com esforço de tentar ser coerente e mudo de opinião de vez em quando. Quinto, como infelizmente não tenho o tempo que gostaria pra dedicar-me à pesquisa na hora de postar, meus posts serão escritos de chofre, respostas às provocações, logo a maior parte das minhas afirmações virá sem referência, ficando sujeitas a contestação e eventual comprovação (mas juro que não pretendo mentir). Essa ressalva também vale pra revisão de texto, combinado? Sexto e por último (que isso já está enchendo a paciência), estou profundamente desiludido com as alternativas de presidente que nos restaram, mas meu voto ainda vai para o Serra (embora com uma convicção muito menor que no começo das eleições, quando já não era grande).

Pra resumir: minhas palavras aqui não têm nenhum compromisso com nada, exceto com minhas próprias opiniões e uma lealdade intelectual que tento manter. Aceitei o convite na crença de que a oposição de ideias pode ser útil pra quem acompanhar o blog (alguém lê de verdade?), mas se não for útil, que pelo menos seja divertido.

Ah, uma última ressalva importante. Eu gosto muito de xingar meus amigos e tenho uma certa predileção por ofender Rodrigo. Aqui vou tentar ser educado, mas não garanto nada nesse sentido. No fundo, acho que ele trouxe o debate pra cá porque não estava conseguindo responder meus vitupérios à altura.

3 comentários:

Rodrigo Cerqueira disse...

Primeiro, eu leio o blogue. Segundo, pode xingar à vontade (ia fazer uma piada interna, mas acho que poderia pegar mal). Terceiro, não se incomode com o título: eu mesmo não o entendo. Quarto, até onde eu saiba, nenhum de nós é comunista -- se bem que, confesso, já tive um poster de Che na quarto. Mas aqueles eram os anos da minha juventude: afinal, quem não foi socialista antes dos 20, não tem coração; quem continua a sê-lo depois dos 30, não tem imaginação. Embora ainda tenha um tempinho pela frente, não me considero mais nem comunista nem socialista. Gostaria de me chamar de social-democrata, mas li pouco a respeito. Quinto, vc está apequenando a importância dos bois de piranha: o que seria da manada se não fosse eles?

Roll Biscaia disse...

=D hehehehehe

Anônimo disse...

O ditado que eu aprendi não mencionava imaginação, mas inteligência.