O blogue de Paulo Henrique Amorim reproduz artigo dos professores Francisco de Oliveira, Paulo Arantes, Luiz Martins e J. Souto Maior em resposta à defesa do investimento privado nas universidades públicas brasileiras feita pelo atual reitor, Rodas, citada num post nosso. Dizem eles:
“A saída que expõe é uma contradição em termos: o ingresso de dinheiro privado para a melhoria da universidade pública. Para proteger a universidade pública, que é melhor que a privada, diz que a universidade pública deve abrir suas portas para o dinheiro privado.
No fundo, o que a sua solução esconde é a tentativa de privatizar o ensino público. Ora, não se tendo conseguido fazer com que as entidades privadas prevalecessem no cenário educacional, busca-se fazer com que o ensino público forneça o material humano necessário para os fins da iniciativa privada.
A dificuldade econômica pela qual passa a universidade pública é fruto de uma negligência proposital do Estado com o ensino público, que se pretende compensar com o investimento privado.”
A íntegra, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário